Que o Brasil é rico em recursos naturais, todos já sabem. Mas você sabia que nosso país tem um papel importante na economia mundial pela produção do minério manganês?

Esse é o décimo segundo elemento mais abundante da crosta terrestre e grande parte dessa reserva está aqui. Além do Brasil, as maiores jazidas de manganês estão localizadas na África do Sul, Brasil, Ucrânia, Austrália, Índia, China e Gabão.

Outro fato curioso sobre o manganês é que o Brasil está entre os maiores produtores mundiais desse minério há mais de 100 anos, fazendo parte da história e desenvolvimento econômico do país. 

Por aqui, a mineração de manganês está presente nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. A Buritirama, maior mineradora desse elemento da América Latina, realiza suas operações no Pará, inclusive.

Afinal, o que é o manganês? Como esse minério é utilizado? 

Muitos não sabem, mas esse elemento está presente no nosso dia a dia. Veja 5 produtos que têm manganês na composição: automóveis, baterias, filtros de água, bicicletas, pilhas e muito mais.

De qualquer forma, essas são as principais dúvidas das pessoas em relação ao tema, por isso, merecem uma explicação mais detalhada. 

Portanto, a seguir, abordaremos tudo que precisa saber sobre o manganês.

Além disso, explicaremos um pouco mais sobre seu processo de mineração no Brasil e no mundo. 

Para descobrir as principais curiosidades e características deste componente tão importante para a vida humana moderna, acompanhe este conteúdo até o final!

Manganês: tudo que você precisa saber sobre esse elemento natural

O manganês é um recurso natural que existe há milhares de anos. Especialistas indicam que os depósitos desse elemento se formaram em ambientes marinhos há séculos. 

Independentemente da época em que surgiram, o importante é que eles foram descobertos e a cada ano que passa, mais descobertas são feitas sobre esse elemento, proporcionando mais formas de utilização dele e muito mais.

É importante saber que o manganês ocorre na natureza como óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. 

Todos esses componentes constituem mais de uma centena de minerais conhecidos que são compostos – em maior ou menor medida – por esse elemento. 

Contudo, apenas alguns desses minerais são considerados minerais-minério, ou seja, o elemento puro. De qualquer forma, uma curiosidade legal sobre o tema é que o manganês é o quarto metal mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas do ferro, cobre e alumínio, alguns dos componentes mais usados no mundo na história.

Como dissemos, segundo especialistas, o manganês surgiu em ambientes marinhos. Essa informação pode confundir muitas pessoas, já que há operações de mineração – como as do Buritirama – que não são realizadas em locais com água salgada. 

O fato é que existem dois tipos de depósitos de manganês. Dentre eles, os depósitos residuais (que são resultantes de alterações de outros minérios preexistentes ou da concentração de minerais desse elemento provocada pela remoção de outros minerais por algum tipo de intemperismo), ou processo químico, por exemplo.

Quais são as principais aplicações do manganês?

O manganês é um material extremamente versátil, o qual pode ser usado na fabricação dos mais diversos produtos. Isso porque é um metal da classe dos metais de transição, o qual pode ser utilizado de maneira indireta pela indústria, principalmente a siderúrgica. 

Esse elemento é bastante importante para a fabricação de ligas metálicas. 

Quando combinado com o ferro, o manganês participa da produção de aço. Com isso, as aplicações desse elemento passam a ser incontáveis. 

Tudo que é feito de aço, portanto, é feito também de manganês. Além disso, esse componente também pode ser utilizado em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.

De forma prática, o manganês também é empregado na produção de vidros. O elemento é importante para remover impurezas de ferro e nos processos de produção de oxigênio e cloro.

Ainda em vidros, o material também é usado para dar coloração violeta – já que proporciona uma coloração roxa, semelhante à ametista, quando há manganês em altas concentrações.

Esse componente também pode ser empregado em componentes de pilhas e baterias que utilizamos em celulares, controles remoto e muito mais. 

O manganês é utilizado na agricultura como fertilizantes, fungicidas e até mesmo em rações). Além de estar presente em compostos químicos na produção de agentes oxidantes para corantes, aromatizantes, de secagem de pintura, de vedação e outros processos.

Dentre as vantagens do manganês, as quais permitem tantas aplicações, é que ele melhora propriedades de forjamento, rigidez, resistência a impactos e desgaste dos materiais.

Como a extração de manganês é feita?

Há várias vias de mineração do manganês no mundo. Cada empresa realiza a operação de forma diferente.

A Buritirama é um dos grandes nomes mundiais da produção e comercialização do minério, premiada por realizar atividades seguras e pela preocupação ambiental.

A mineração é feita da forma menos invasiva e agressiva possível, por meio de equipamentos de alta tecnologia e eficiência que extraem o minério do solo.

Para saber mais sobre a nossa forma de atuação, acesse o nosso site. Há informações preciosas sobre o nosso trabalho com o manganês por lá, vale a pena conferir!