A Buritirama é uma das maiores mineradoras de manganês do mundo, sendo a mais importante de toda a América Latina. A empresa atua no estado do Pará comercializando o minério para outros inúmeros países.

Isso porque o manganês é um elemento de interesse mundial. Ele existe em abundância nos solos brasileiros e pode ser utilizado de maneira indireta pela indústria – sendo essencial na fabricação de ligas metálicas, por exemplo. 

É o quarto metal mais utilizado no mundo, depois apenas do ferro, cobre e alumínio.

O elemento é bastante usado na fabricação de carros, na construção civil e até mesmo em itens básicos que utilizamos no dia a dia (como filtros de água, bicicletas e muito mais). 

Além disso, é fato que cerca de 90% de todo o manganês consumido mundialmente vai para as siderúrgicas hoje em dia. O que muitos não sabem é que o Brasil tem um papel importante na produção desse material há mais de 100 anos. 

Pela abundância e técnicas de mineração adequadas, o nosso país está entre os maiores produtores mundiais e detentores de reservas desse minério – as quais estão localizadas principalmente nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

A Buritirama, por exemplo, atua em Marabá, no estado do Pará. 

Quer saber como a mineração desse elemento é feita? É exatamente sobre isso que queremos tratar neste conteúdo. 

Com uma base sobre o que é e qual a importância do manganês, podemos discutir as formas de extração do minério. 

A Buritirama opta pela forma menos agressiva e invasiva à natureza, por respeitar o meio ambiente e tudo que ele representa para nós. 

A seguir, saiba mais sobre a mineração de manganês no país e entenda os compromissos ecológicos da nossa empresa. 

Acompanhe!

Meios de mineração de manganês no Brasil: como a Buritirama atua?

Quando pensamos em mineração, logo imaginamos aquelas áreas totalmente exploradas de forma agressiva, devastadora – o que pode ou não ser verdade, dependendo da ética e valores das empresas deste segmento. 

O que também pode impactar em tudo isso é a forma como a organização realiza a mineração de fato. Afinal, não há apenas uma forma de minerar manganês no mercado.

Outro ponto importante é que a mineração de cada elemento pode ser diferente, sendo a do manganês muito menos invasiva que a de outros materiais – como o lítio, por exemplo. 

De qualquer forma, hoje, existem duas principais formas de mineração de manganês no mundo. A primeira é pela lavra de manganês em cavas a céu aberto, processo que a maioria das empresas adotam no Brasil. 

Contudo, há organizações que realizam essa atividade por meio de lavra subterrânea, especialmente as situadas em Mato Grosso do Sul. 

Por termos um compromisso com a sustentabilidade e preservação da natureza, nós atuamos com cavas a céu aberto – mas tomamos alguns cuidados diferenciados.

Como a Buritirama trabalha em prol do meio ambiente?

A intenção da empresa é ser o menos invasiva possível, realizando a mineração com equipamentos de alta tecnologia, de última geração. Eles oferecem alta precisão, fazendo com que a atividade se pareça com a pavimentação de ruas.

Isto é, a mineração da Buritirama é um processo menos agressivo, que não exige tanto da natureza. Isso porque prezamos, especialmente, pelo seu  compromisso com os padrões de qualidade durante as operações. Inclusive, nossa empresa foi premiada há alguns anos por isso. 

Dentre as principais políticas internas da organização, as que mais se destacam são aquelas destinadas à preservação da natureza. 

Nós distinguimos a preservação do meio ambiente como um importante instrumento de mudança e melhoria da sociedade da qual fazemos parte e tanto prezamos. 

Tudo isso é considerado como um diferencial? É claro que não. Temos a perspectiva de que o cuidado com a natureza para usufruir dos recursos que ela nos proporciona são fundamentais e indispensáveis. Caso contrário, não poderíamos sequer estar funcionando. 

Portanto, devemos cuidar para reduzir os impactos negativos de algumas ações humanas e prezar pelo meio ambiente.

Somente assim teremos um futuro mais sustentável e nós estamos caminhando para ele! 

Ficou interessado pelo tema? Acesse nosso blog!

Mineração de manganês é um tema extremamente amplo que gera diversos tipos de dúvidas e curiosidades. Em razão disso, criamos um blog com diversos conteúdos interessantes sobre o tema.

Se você quiser saber mais sobre mineração, manganês ou sobre a própria Buritirama, acesse o nosso blog e confira os textos disponíveis.