Uma das prioridades da Buritirama Mineração, a maior mina de manganês da América Latina, é o seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Por esse motivo, realizamos uma série de projetos relacionados à preservação da natureza. Dentre eles, estamos trabalhando na implementação de um modelo totalmente novo de funcionamento nos próximos meses. 

Recentemente nos destacamos entre os canais de comunicação por anunciarmos que seremos a primeira mineradora do país a implantar um sistema de geração de energia limpa no país. 

A nossa operação é realizada na cidade de Marabá, no estado do Pará. 

O projeto é o seguinte: nos próximos meses, ainda esse ano, todas as nossas atividades de mineração serão abastecidas por energia limpa. Além disso, teremos uma parceria incrível com a empresa Tesla, a qual fabrica baterias MicroPower. 

São produtos de longa duração que suprirão a demanda energética da operação quando não houver incidência de raios solares. 

A intenção da Buritirama é que ainda no primeiro semestre de 2022 todo esse sistema já esteja funcionando, fazendo com que a empresa contribua ainda mais para um futuro mais sustentável. 

Mas, afinal, o que é energia limpa e renovável? Mais do que conhecer a nossa ação, é importante entendermos esse de energia e a sua importância para o mundo. 

Portanto, antes de mais nada, abordaremos o que é energia limpa, como esse modelo funciona, sua importância para o meio ambiente e, claro, como a Buritirama implementará esse conceito nas suas atividades. 

Acompanhe! 

Energia limpa: entenda o conceito e como funciona 

Basicamente, energia limpa é toda aquela eletricidade gerada por meio de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ao meio ambiente. É uma forma de emissão de energia mais sustentável por diminuir impactos ao meio ambiente.

Antes de continuarmos, é importante esclarecer que fontes renováveis não são inesgotáveis. Elas são fontes de energia de origem natural – como o sol, água, vento, por exemplo. 

Elas são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente, mas, isso não quer dizer que elas não podem ser esgotadas.

De qualquer forma, é uma alternativa mais limpa, sustentável e eficiente que a geração de energia que estamos acostumados.

Atualmente, as maiores representantes desse tipo de geração de energia no mundo são as solar e a eólica. No Brasil, tornam-se ainda mais vantajosas, pois somos uma nação com grande abundância de recursos naturais.

Por sorte de termos abundância de recursos solares e eólicos, existe uma vantagem perante ao mercado mundial. Essa característica nos proporciona oportunidades incríveis, como o projeto da Buritirama (o qual será implementado com a utilização de painéis solares que revertem os raios do sol em energia).

Também contaremos com os geradores de energia limpa que mencionamos no início do conteúdo. 

Entenda a importância dos sistemas de energia limpa para o mundo!

Por que a Buritirama tomou essa decisão?

Substituir todo o sistema de energia de uma operação é mais complexo do que parece. Então, por que a empresa tomou essa decisão tão importante? 

Certamente houve um grande estudo por trás da escolha, afinal, foi necessária a análise de vários aspectos – incluindo o nosso compromisso com a sustentabilidade, a região em que trabalhamos e o futuro do planeta. 

O que muitos não sabem é que, embora a energia seja fundamental para a vida moderna, a produção elétrica representa uma das maiores parcelas na emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Isso não apenas no Brasil, e sim no mundo todo. Aqui o problema é bastante sério e deve ser considerado com certa urgência. 

No país, a geração de energia elétrica responde por grande parte das emissões de gases poluentes dentro da categoria energia. 

Segundo o relatório da SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), a geração elétrica emitiu 423,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) apenas em 2016 no Brasil, que é um número extremamente chocante. 

O lado positivo é que, desde 2012, esse é um cenário que muda a cada ano e cada vez mais empresas diminuem a emissão de gases e até mesmo seu sistema de energia, como a Buritirama.

Por ser uma decisão importante, com altos impactos e que envolve toda a produção da empresa, foram anos estudando as possibilidades e a melhor forma de fazer essa transição até que chegamos ao grande momento.

Em 2022, a Buritirama será a primeira mineradora do país a ter toda a sua operação funcionando com base em um sistema de energia renovável, completamente limpa.

Estamos otimistas que cada vez mais as grandes empresas, como a nossa, também assumam esse compromisso com a sociedade e a natureza.

A empresa está animada para os próximos passos rumo a um futuro mais limpo, sustentável e agradável. Acompanhe as novidades pelos nossos canais de comunicação!