Rolar a página

O quarto metal mais utilizado no mundo

O manganês é o quarto metal mais utilizado na terra em termos de quantidade, atrás somente do ferro, alumínio e cobre. São várias as utilizações de concentrados de minério de manganês na indústria, como insumo metalúrgico e como insumo não metalúrgico.

Como insumo metalúrgico, o manganês é utilizado na produção de ferro-ligas na siderurgia, em ligas de alumínio-manganês e de alumínio-manganês-magnésio na fabricação de alumínio, em ligas com cobre, com zinco, magnésio, ouro, prata e bismuto.

A principal aplicação não metalúrgica dos concentrados de Mn é na fabricação de baterias.

Na indústria química, o permanganato de potássio é utilizado como purificador e no reaproveitamento de água. É utilizado na agricultura como fungicida. Na indústria alimentícia, como catalisador na produção de sabores artificiais como a baunilha. O sulfato de manganês é abundantemente utilizado como fertilizante e como ração animal. Ferritas de manganês são utilizadas na indústria eletrônica.

Os principais países produtores de dióxido de Mn natural são Gabão, Gana, Brasil, China, México e Índia. No Brasil, os recursos minerais de minério de manganês no município de Marabá, no Estado do Pará e na região Norte, devem ser fortemente considerados nas políticas de desenvolvimento sócio econômico do País. Pode-se afirmar haver mais de 100 milhões de toneladas de recursos indicados de minerais de minério de manganês com teores variando entre 25,0 a 50,0% de Mn.

A Mineração Buritirama é um dos grandes produtores mundiais de concentrados de manganês.

Produz os seguintes tipos de concentrados:

Lump

Granulometria entre 75,0mm e 6,5mm; teor acima de 42,0% de Mn.

Sinter

Granulometria entre 8,0mm e 0,074mm; teor acima de 42,0% de Mn.

Sinterizado

(início de produção previsto para Junho 20): granulometria acima de 10mm; teor acima de 45,0% de Mn.

Para maiores informações, entrar em contato com a nossa área comercial através do e-mail:

comercial@buritirama.com

Imprensa

Se você é jornalista e deseja solicitar entrevistas, formular pautas, pedir informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato com a assessoria de imprensa da Buritirama.

imprensa@buritirama.com